analytics
Preciso de fazer um seguro para a minha casa de férias antes de a arrendar?

Preciso de fazer um seguro para a minha casa de férias antes de a arrendar?

Vai arrendar a sua casa de férias? Ter um seguro adequado pode evitar dores de cabeça - e, em alguns casos, é mesmo obrigatório. 

19 May 20253 min

Liked what you just read? Share it!

Saiba que tipo de seguro é necessário e como proteger o seu imóvel arrendado temporariamente 

Arrendar a casa de férias, seja durante o verão ou ao longo do ano, é uma excelente forma de rentabilizar o imóvel. Mas antes de o fazer, é essencial garantir que a casa está devidamente protegida.  

Ter um seguro não só é aconselhável, como pode ser obrigatório consoante o tipo de arrendamento e o enquadramento legal. 

O seguro multirriscos é obrigatório? 

Se tiver um crédito habitação sobre o imóvel, é muito provável que já tenha um seguro multirriscos obrigatório, exigido pelos bancos. Este seguro protege essencialmente a estrutura do edifício (a chamada “parte comum”, no caso de apartamentos). 

No entanto, este seguro pode não cobrir danos causados por inquilinos ou hóspedes, se não tiver a responsabilidade civil perante terceiros, o que pode ser um risco no arrendamento de curta duração. 

Leia melhor: Como funciona um seguro multirriscos?

E se for Alojamento Local (AL)? 

Se a casa de férias for registada como Alojamento Local (AL), a legislação exige a contratação de um seguro de responsabilidade civil que cubra danos causados a hóspedes e a terceiros. 

Este seguro pode incluir: 

  • Danos provocados por acidentes no imóvel; 
  • Indemnizações por danos causados pelos hóspedes; 
  • Custos legais em caso de litígio. 

Algumas seguradoras já oferecem seguros específicos para AL, que incluem também proteção do recheio da casa e assistência 24h. 

Quais os riscos de não ter seguro? 

Sem um seguro adequado, qualquer dano causado pelos hóspedes - como incêndios, inundações, roubos ou acidentes - terá de ser assumido por si, podendo significar custos elevados ou até processos legais.  

Além disso, em caso de sinistro grave, poderá perder o rendimento do arrendamento

O que devo incluir no seguro? 

Ao procurar um seguro para a sua casa de férias arrendada, certifique-se de que inclui: 

  • Cobertura do imóvel e do recheio; 
  • Responsabilidade civil; 
  • Cobertura de riscos associados a arrendamento de curta duração; 
  • Assistência no imóvel. 

Se está a pensar arrendar a sua casa de férias, não arrisque. Um seguro adequado protege o seu imóvel, os seus bens e a sua tranquilidade. Em muitos casos, é uma exigência legal - e em todos os casos, é uma decisão sensata se não quer correr riscos financeiros

Quer contratar o seguro? Os mediadores de seguro do Poupança no Minuto podem tratar de tudo por si sem custos e sem que tenha de se preocupar com nada! Poupe-se às burocracias, letras pequeninas e dores de cabeça: Fale já connosco e inicie o processo ainda hoje.

Newsletter

Subscribe to our newsletter and don't miss any content.



Simulators
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Credit Intermediary registered with Banco de Portugal (Bank of Portugal) as nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda (Insurance Mediation Ltd), registered at ASF as nº 423578365


Poupança no Minuto is a brand owned by Financefy, S.A., a linked credit intermediary registered with the Bank of Portugal under number 0006860. Services authorized to provide: Presentation or proposal of credit agreements to consumers. Assistance to consumers, through the performance of preparatory acts or other pre-contractual management work in relation to credit agreements that have not been presented or proposed by the company. Lenders: Bankinter, S.A. - Branch in Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Branch in Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Branch in Portugal, Real Estate Credit Union, S.A., Credit Financial Establishment (Sole Proprietorship) - Branch in Portugal, Bni - International Business Bank (Europe), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Credit Financial Institution, S.A.