
Atenção: Pagamentos bancários vão ter mudança em maio
Os pagamentos bancários vão passar a identificar o nome do destinatário, titular da conta, a partir de maio deste ano.
Norma do Banco de Portugal permitirá saber quem o destinatário antes de um pagamento bancário
A partir de 19 de maio, os pagamentos bancários para entidades no sistema bancário português passam a apresentar o nome do destinatário.
A nova norma é do Banco de Portugal (BdP) e tem como objetivo combater a fraude bancária.
“O aviso já tinha sido emitido em novembro e, depois de um período de consulta pública e de adoção das alterações pelas entidades envolvidas, deverá entrar em vigor em maio deste ano”, pode ler-se no Notícias ao Minuto.

Então, para evitar fraudes no setor, esta medida entra em vigor depois de ter entrado em maio de 2024 a solução para identificar o titular da conta através do IBAN, aquando transferência.
Esta nova funcionalidade mostrará quem é o destinatário de um pagamento, o que hoje está oculto através de serviços contratados.
A partir de maio, será então possível a confirmação do beneficiário, identificado pelo nome do primeiro titular da conta associada ao IBAN indicado.
Dados do BdP entre 20 de maio de 2024 e 5 de março de 2025 indicam que foram realizadas 112 milhões de consultas de confirmação de beneficiário de transferências.
Além disso, entre maio e agosto de 2024, foram registadas descidas de 78% no número de casos de fraude e 61% no valor das transferências em casos de fraude.
Saiba porquê: Transferências bancárias vão mudar: Conheça as novas medidas
“De acordo com o BdP, o montante da fraude por manipulação de destinatário passou de uma média mensal de 766 mil euros entre janeiro e maio, para 441 mil euros entre junho e agosto”, lê-se ainda na notícia.
Leia em seguida: Atente a estes cuidados a ter com pagamentos contactless
Continue informado sobre a atualidade financeira de Portugal, através do Poupança no Minuto: