analytics
Mãos entrelaçadas em secretária sob computador simbolizando limites do período normal de trabalho

O que acontece se não cumprir os limites do período normal de trabalho?

Sabe quais são os limites do período normal de trabalho e o que acontece se exceder esse período ou fizer menos tempo? A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) explica. 

21 Jun 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Período normal de trabalho não pode exceder as oito horas diárias, mas pode ser reduzido 

De acordo com a Autoridade para as Condições do Trabalho, em resposta às perguntas frequentes publicadas no seu site, explica que o período normal de trabalho não pode exceder as oito horas por dia, ou seja, quarenta horas por semana. 

“Há tolerância de quinze minutos para transações, operações ou outras tarefas começadas e não acabadas na hora estabelecida para o termo do período normal de trabalho diário, tendo tal tolerância carácter excecional”, pode ler-se no site.  

Sendo que o acréscimo de trabalho em causa tem de “ser pago ao perfazer quatro horas ou no termo do ano civil”. 

Porém, note que os limites máximos podem ser reduzidos. Segundo a ACT “os limites máximos do período normal de trabalho podem ser reduzidos por instrumento de regulamentação coletiva de trabalho, não podendo daí resultar diminuição da retribuição dos trabalhadores”. 

Procura poupar? O Poupança no Minuto é um intermediário de crédito e mediador de seguros que o ajuda a diminuir o valor que paga de prestações mensais nestes produtos, disponibilizando ainda artigos diários e uma newsletter semanal, para que aprenda a poupar e a gerir as suas finanças! Contacte-nos para análise do seu caso específico e como já a poupar. 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.