analytics
Qual será o impacto económico da Taylor Swift em Portugal?

Qual será o impacto económico da Taylor Swift em Portugal?

A cantora Taylor Swift passou por Lisboa com a sua Tour nos passados dias 24 e 25 de maio, com dois shows completamente esgotados. A febre foi real e não foi apenas dos portugueses: a artista atraiu muitos estrangeiros ao país para assistir ao seu concerto. Perceba o impacto económico que poderá ter em Portugal. 

28 May 20244 min

Vous avez aimé ce que vous avez lu? Partagez-le!

Como os concertos de Taylor Swift podem impactar economicamente Portugal? 

O impacto económico da passagem de Taylor Swift pelos vários países com a sua Tour Mundial tem sido significativo. Nos Estados Unidos da América (EUA), de acordo com publicação do Notícias ao Minuto, a Mastercard aponta para um aumento dos gastos com restauração em 68% e, em alojamento, 47%. 

Pelo que o impacto em restaurantes locais e hotéis, bem como no pequeno retalho, ao nível económico sentiu-se significativamente nos EUA. Mas será que o mesmo acontecerá em Portugal? 

A cantora passou por Lisboa com o seu concerto “The Eras Tour” nos dias 24 e 25 de maio, no Estádio da Luz e o público português deixou a sua marca na cantora. “Deixei o meu coração em Lisboa”, afirmou Taylor na sua rede social Instagram. Mas não só os portugueses marcaram presença nestes shows, muitos estrangeiros vieram até Portugal para ver a cantora, o que aumenta a previsão do impacto económico. 

Segundo a notícia, a Mastercard considera que o impacto será forte. Com o seu estudo Experience Economy, a empresa analisou os gastos em experiências em 24 países a nível europeu, sendo que, em Portugal, 79% revelou uma forte vontade de assistir a um concerto de nível mundial, face aos 63% da restante Europa. 

“Em Portugal, 75% dos inquiridos considera que ver atuar um músico de renome internacional é um programa muito atrativo e que 47% não trocaria por nenhuma outra experiência. É que 53% dos portugueses sente que ouvir a sua música favorita é a melhor coisa do mundo e, para 43%, ver ao vivo o seu cantor preferido seria o melhor momento da sua vida. 56% considera mesmo que estar na primeira fila do concerto da sua banda/artista favorita é um momento 'priceless', impossível de quantificar”, pode ler-se na notícia. 

Além disso, 79% dos portugueses consideram que ouvir música ao vivo é um momento de felicidade absoluta, sendo que 53% concordam que nada se compara a assistir ao concerto da sua banda favorita ao vivo. 

Como pode ler-se no Notícias ao Minuto, Natalia Lechmanova, Chief Economist Europe, Middle East & Africa, Mastercard Economics Institute, explicou que “todos concordam que Taylor Swift é uma força cultural, mas nem todos conhecem a força económica que representa, nomeadamente ao nível do impacto económico que tem nos locais onde faz os seus concertos. Só no ano passado, durante a sua digressão 'Eras Tour' nos Estados Unidos, todos os restaurantes num raio de 4 km dos concertos da Taylor registaram um aumento de 68% nas receitas, enquanto as receitas de hotelaria aumentaram 47% na mesma área. Esperamos, por isso, um impacto económico ainda maior na digressão europeia, neste verão. As robustas redes de transportes na Europa vão facilitar o acesso dos fãs aos recintos de espetáculos, pelo que os benefícios poderão ser ainda mais alargados, muito para além das zonas circundantes aos estádios”. 

O que aponta para que, “tal como nos EUA, é provável que as cidades mais pequenas tenham um maior impacto do que grandes centros. Uma vez que a parte europeia da digressão se realiza no verão, constitui, também, uma oportunidade perfeita para os consumidores combinarem o concerto com uma oportunidade de férias, o que, obviamente, irá impulsionar ainda mais a economia das cidades europeias”. 

Quer impulsionar também as suas economias? Saiba como pode poupar com os seus créditos e seguros através dos serviços gratuitos de intermediação de crédito e mediação de seguros do Poupança no Minuto, que podem ajudá-lo a diminuir as suas prestações mensais dos produtos! E aprenda ainda a poupar através da nossa newsletter semanal. Contacte-nos para mais informações e poupe(-se)!

Newsletter

Abonnez-vous à notre newsletter et ne manquez aucun contenu.



Simulateurs
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermédiaire de Crédit inscrit auprès de la Banque de Portugal avec le nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrite à la ASF avec le nº 423578365


Poupança no Minuto est une marque de Financefy, S.A., intermédiaire de crédit lié, immatriculé auprès de la Banque du Portugal sous le numéro 0006860. Services autorisés : présentation ou proposition de contrats de crédit aux consommateurs. Assistance aux consommateurs, par la réalisation d'actes préparatoires ou d'autres travaux de gestion précontractuelle relatifs à des contrats de crédit non présentés ou proposés par l'entreprise. Prêteurs: Bankinter, S.A. - Succursale au Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Succursale au Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Succursale au Portugal, Immobilier Credit Union, S.A., Établissement Financier de Crédit (Entreprise Unique) - Succursale au Portugal, Bni - International Business Bank (Europe), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Institution Financière de Crédit, S.A.